Alter do Chão é uma pequena vila do município de Santarém, que tornou-se conhecida, como o Caribe Amazônico, pelas suas praias de rio, de águas mornas e esverdeadas, pela sua gastronomia típica deliciosa e pela boa infraestrutura para os mais diversos estilos de viajantes.
Por mais de duas décadas, a Rumo Norte Expedições tem se dedicado a organizar viagens de expedição na Amazônia para operadoras de turismo e agências de viagens, nacionais e internacionais. Para nós, a melhor forma de explorar essa região é a bordo de um barco, porque além de descobrir lugares incríveis, fará com que você acorde, literalmente, em paraísos que só em um barco você poderia acordar.
Agora imagine explorar o entorno de Alter do Chão, vivendo momentos exclusivos a bordo de nosso confortável iate de expedição, na companhia de anfitriões especialistas em diversas áreas do conhecimento.
Serviços inclusos
Não incluídos
Nesta viagem vamos levar você a quilômetros de praias desertas que se encontram com a floresta exuberante das Unidades de Conservação, da Floresta Nacional do Tapajós e a Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, sem falar na cultura pulsante e colorida dessa região da Amazônia. Aqui encontramos uma rica fauna e flora, além de dezenas de comunidades tradicionais, produzindo um cenário paradisíaco e desafiador onde a natureza é imperativa.
Você conhecerá também um pouco da história recente dessa região, visitando a cidade operária de Fordlândia, construída nos anos 1930, na margem do rio Tapajós, para atender a demanda de borracha das indústrias Ford.
Chegada à Santarém/ Embarque – Encontro no Aeroporto de Santarém, seguido de traslado para embarque, que estará disponível a partir das 14h00. Caso seu voo chegue antes desse horário consulte se estará disponível o embarque antecipado.
Encontro das águas/ Igarapé Açu – Todos a bordo, zarpamos às 16h em direção ao encontro das águas entre os rios Tapajós e Amazonas, que pela sua densidade e temperatura não se misturam. Em seguida embarcamos em nosso botes infláveis e junto com nossos guias naturalistas vamos explorar a região do entorno do Igarapé açú em busca de aves exóticas e bichos-preguiça. Retornamos ao barco no pôr do sol.
(Refeições: J)
Canal do Jari – Amanhecemos fundeados na boca do Canal do Jari, caminho natural que liga as águas da foz dos rios Arapiuns e Tapajós ao rio Amazonas percorrendo uma área de várzea amazônica onde temos a possibilidade de avistar pássaros, jacarés, macacos, bichos-preguiça, iguanas, visitaremos o jardim das vitórias régias na comunidade do Alto Jari e viveremos uma experiência gastronômica preparada com estas plantas.
Rio Arapiuns/ Comunidades tradicionais de São Marcos e Coroca/ Avistamento de Quelônios/ Ponta Grande do Arapiuns/ Piracaia – Retornamos ao barco e, em seguida, navegamos pelo rio Arapiuns até a comunidade de São Marcos, onde, participaremos de uma farinhada, o tradicional preparo de farinha de mandioca, uma experiência incrível de profunda interação com a comunidade. Ao término, navegamos até a comunidade Coroca, para almoço na comunidade. Após o almoço vamos conhecer a criação de tartarugas da Amazônia e abelhas nativas sem ferrão. Nosso caminho estará repleto de praias de areias finas e águas transparentes que nos convidam para bons banhos, ancoramos na Ponta Grande do Arapiuns para assistir o pôr do sol e ao anoitecer faremos um jantar, à moda local chamado Piracaia, com peixes nobres da região e outras delícias da gastronomia paraense.
(Refeições: C, A, J)
Ao amanhecer navegamos até a comunidade de Maguari e Jamaraquá, localizadas na FLONA do Tapajós, de onde partiremos em uma caminhada com duração aproximada de 4h00 floresta adentro, nosso objetivo é chegar até a centenária e gigantesca Sumaúma. No caminho, passamos por diversas árvores de grande importância para a vida das comunidades ribeirinhas. Nesse passeio vamos aprender sobre o uso dos recursos naturais pelos povos da floresta que exploram a produção de farinha de mandioca e o couro ecológico. Durante a visita é possível conhecer o processo de transformação do látex em artesanato. Em uma das centenas de quilômetros de praias desertas, assistiremos a mais um incrível pôr do sol. É um bom momento para avistamento dos golfinhos de água doce, os botos, que costumam brincar nesses lugares durante o cair da tarde.
(Refeições: C, A, J)
Hoje vamos conhecer um pouco da história recente dessa região. Amanhecemos a caminho da cidade operária de Fordlândia, construída nos anos 1930, na margem do rio Tapajós, para atender a demanda de borracha das indústrias Ford. Após um período conturbado de implantação e funcionamento, em 1945 as atividades da empresa foram encerradas em Fordlândia. Vamos conhecer o que restou da cidade, como os galpões da fábrica, a vila operária, a vila dos americanos e o cemitério. Após a visita retornamos ao barco e zarpamos retornando em direção a Alter do Chão. Paramos ao longo do caminho para curtir praias desertas e tomar banho de rio.
(Refeições: C, A, J)
Amanhecemos em uma das praias desertas próximas de Alter do Chão, enquanto nos preparamos para desembarcar. Nossos serviços encerram ao meio dia, caso seu voo saia mais tarde, consulte-nos para checar a disponibilidade de check-out tardio. Esperamos que você tenha aproveitado cada minuto dessa viagem e de acordo com o horário do seu voo, deixamos o barco em direção ao aeroporto de Santarém, seguido de embarque com destino à sua cidade de origem.
(Refeições: C, A)
NOTA: Com base na natureza expedicionária de nossas viagens, pode haver melhorias contínuas neste itinerário.
Você estará em muito boa companhia. Nossas viagens são normalmente compostas por uma mistura de pequenos grupos de casais, famílias ou amigos, que gostam de explorar lugares ainda não explorados e conhecer pessoas incríveis que pensam como você.
Quer reservar uma viagem privativa? Mande uma mensagem pra nós no ‘formulário de consulta’ localizado na guia de datas e preços.
A malária e a febre amarela são endêmicas na região Amazônica, no entanto a maioria dos casos ocorre em áreas rurais, áreas indígenas e garimpos. As regiões por onde navegaremos, são regiões classificadas como de baixo risco, de muito baixo risco ou sem casos de transmissão. A vacina contra febre amarela é recomendada em dose única, pelo menos 10 dias antes da sua viagem. Enquanto ainda não temos no Brasil vacina contra a malária, um bom repelente é suficientes para se proteger de uma eventual picada de um mosquito contaminado.
Sim. A primeira remarcação de data é possível de realizar sem custos, até 15 (quinze) dias antes do início da viagem, neste caso, sujeita á disponibilidade em outra data. Ouras remarcações estão sujeitas a cobrança de taxa. Consulte para mais detalhes.
Sim. Até 7 dias após a compra, você poderá exercer o direito de arrependimento, com restituição integral do valor pago. Após esse prazo, os valores pagos poderão ser reembolsados em até 80% através do seguro de cancelamento e interrupção de viagem, como cobertura contra uma emergência imprevista, que possa forçá-lo a cancelar ou abandonar a viagem enquanto ela estiver em andamento. Solicite a lista de eventos cobertos pelo seguro. Alternativamente ao reembolso você poderá também fazer a substituição do passageiro, até 07 dias antes do início da viagem ou a remarcação de data até 15 (quinze) dias antes do início da viagem, neste caso sujeito á disponibilidade em outra data.
1.8445.3356.33
Help@goodlayers.com