Belém, foi fundada pelos portugueses em janeiro de 1616, durante a chamada “conquista da embocadura do Amazonas“, cujo objetivo era expulsar invasores, conquistar o Amazonas, assegurar o domínio da terra e resguardá-la do ataque de corsários vindos da Inglaterra, França e Holanda, eliminando suas feitorias e pontos de apoio no Baixo Amazonas… mas, essa história nós vamos contar mais tarde, quando você estiver com nossos anfitriões descobrindo a região.
Por hora, vale dizer que em mais de 400 anos de história, Belém teve sua arquitetura fortemente influenciada pela cultura europeia, chegando a ser conhecida como Paris n’América, no início do século XX. Recebia companhias de teatro e ópera, vindas diretamente da Europa para se apresentar para os barões da borracha.
Atualmente, apesar de cosmopolita e moderna em vários aspectos, Belém não perdeu o ar tradicional das fachadas dos casarões, dos palacetes e das igrejas do período colonial. Encravada no meio da floresta amazônica, você irá se encantar, não só com a sua riqueza arquitetônica, mas com o seu povo, a sua cultura e, principalmente, com a sua gastronomia, um interessante caldeirão de misturas étnicas de origem indígena, com sabores das culturas europeias e africanas.